Os Natos- Beto Junqueyra
Os Natos: Volta ao Mundo Falando Português, Beto Junqueyra nos leva junto com o grupo de amigos e alunos do Liceu dos Natos e seu diretor, Mestre numa aventura pelo planeta: uma volta ao mundo para provar que português é um idioma ainda muito falado.
Mas esse não é o único intuito desses aventureiros...
É descoberta uma carta onde nada mais, nada menos que Luís Vaz de Camões, o autor d’Os Lusíadas, revela ter escondido um tesouro em algum território que já pertencera à coroa portuguesa.
Encontrará esse tesouro aqueles que seguirem suas instruções/pistas espalhadas pelas terras e ilhas que faziam parte do imenso império português do século XVI.... O Liceu dos Natos e a escola liderada pelo megaempresário Jack Stress entram na gincana promovida pelo Ministério da Cultura brasileiro em busca desse tesouro.
Quem conseguirá chegar primeiro ao tesouro camoniano: Os Natos comunicando-se em português ou Jack Stress usando seu novo idioma - criado por ele próprio - que afirma ser capaz de substituir a língua portuguesa?
O livro de Junqueyra é claramente voltado para o público infantojuvenil, através de linguagem bastante coloquial e um bom ritmo narrativo, jovens estudantes e adultos se simpatizarão com a obra e definitivamente entrarão dentro dela, pois, em determinado momento da trama um dos Natos adoece e precisa ser substituído...
E é nessa oportunidade que o leitor entra na história, sendo ele o “Agente E” que torna-se um Nato e ajuda a desvendar juntamente com o companheiros as pistas deixadas pelo poeta Luís de Camões, espalhadas em diversas cidades que foram colonizadas invadidas pelos portugueses e que fazem parte da comunidade lusófona, constituída por países como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
O grande clímax da narrativa acontece quando Os Natos começam a perceber que as palavras ditas pela professora timorense Felícia durante um programa local de seu país era uma mensagem codificada - usando expressões típicas de cada país onde se fala português e que nos é estranha no Brasil - eles conseguem compreender o sentido dela e descobrir o por quê de Jack Stress, seus filhos e seu idioma ridículo conseguirem entrar nos territórios onde fala-se (ou falou-se) português e sempre conseguir as pistas antes d'Os Natos.
A partir da aventura d’Os Natos seguindo as pistas deixadas por Camões em cada território que Portugal desbravou (deixando suas marcas culturais e linguísticas) o leitor perceberá a importância de nossa amada língua: a sétima mais falada no mundo, com mais de 200 milhões de falantes.
Disponível:http://mauraparvatis.blogspot.com.br/2013/10/os-natos-volta-ao-mundo-falando.html Acesso:01.03.16
Nenhum comentário:
Postar um comentário