sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016


 A Chave do Tamanho 

  
Resumo do livro A chave do tamanho.

Era um por do sol de trombeta quando Emília e o resto da turma do sitio comentaram sobre as guerras la fora .Quando Emília teve uma ideia .Ela queria tomar o pó de pirlinpinpin para voar até a casa das chaves para desligar a chave da guerra e nunca mais ter guerra em nenhum canto do mundo .E foi o que ela fez soque na hora de desligar a chave da gurra ela ficou em duvida qual desligar porque eram tantas .Então Emília se concentrou e desligou a que ela achava a que era quando num piscar de olhos ela ficou preza dentro de um pano enorme ,mas quando ela saiu do pano gigante ela pensou que as coisas tinham aumentado .
Quando Emília entrou em outro pano  ela viu que era a caixa de fosforo que ela tinha guardado no bolso com pó de pirlinpinpin para voltar ao sitio mas como ela era pequena ela não conseguia pegar a caixa então ela teve que voltar a pé .Quando ela saiu da casa das chaves ela viu que tudo aumentou .Emília pensou com seus botões as coisas aumentaram ou eu diminui ?ela foi pensando nisso no caminho do sitio .
Ela chegou a conclusão que se as pessoas diminuirão os animais não  quando ela viu o pinto surra (passarinho do sitio)daquele tamanho ela disse para si mesma que era ela que tinha diminuído e saiu correndo agachada para ela não ser o almoço do pinto surra.Ela escapou mas quase que ela virou almoço do pinto surra seguindo para o sitio encontraram dois garotinhos um se chamava Juquinha e outro se chamava Candoca .Os garotos contaram a historia para Emília de seus pais .Emília pensou horas e horas .Todos eles estavam com muito frio então Emília lembrou que tinha algodão no sitio eles caminharam e caminharam e chegaram no sitio .Ninguém estava la então emília pegou um barbante e começou a escalar depois que ela chegou pulou os vidros de remédios e pegou o saco de algodão e fez uma pequena roupa para eles se esquentarem .
quando ela achou o visconde pediu para fazer uma casa para ele e o visconde fez o?SITIO DA EMÍLIA?quando eles estavam saindo do sitio Emília avistou pedrinho e começou a arranjar confusão depois deixaram eles no sitio depois que sairão eles foram para a cidade do balde onde todas  as pessoas lavam e cuidam de tudo quando visconde foi fazer uma nova invenção Emília e ele tomaram o pó e foram para vários países com guerras alguns com canhões destruindo prédios outro com pessoas mortas de frio por que causa que distinguiram o edifícios e outras mortas por que Causa de bombardeios e de tiroteios e em um desces países foi a Alemanha e   Emília achou um dos grandes ditadores o ?Hitler?o maior ditador da época.
Emília propôs um trato para ele se ele quisesse voltar ao tamanho normal ele tinha que acabar com a guerra .Ele aceitou e parou a guerra então Emília e visconde tomaram o super pó(pó de pirlinpinpin)e foram a casa das chaves e o visconde levantou de novo e tudo voltou ao normal.

Livro em PDF:



Doze Reis E A Moça No Labirinto do Vento

“Então, como se ouvisse a chegada do sol, a moça escolheu uma linha clara. E foi passando-a devagar entre os fios, delicado traço de luz, que a manhã repetiu na linha do horizonte.” (p. 14)

 A linguagem poética de Marina Colasanti permeia os 13 belos contos de Doze reis e a moça no labirinto do vento. Retomando a maneira de narrar dos contos de fadas, o livro recria situações dos mundos fantásticos dos textos tradicionais com muita sensibilidade e precisão. As belas ilustrações – tão delicadas quanto o texto – também são de autoria de Marina Colasanti e dialogam com as sensações e descrições trazidas pelas palavras, o que envolvem o leitor e colaboram para que as histórias narradas ganhem força literária e visual.

SUGESTÕES: 
Projeto de leitura:
Resumo do livro:


Literatura:Sugestões de livros para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental 



1- Doze Reis e a Moça no Labirinto do Vento Marina Colasanti
2- A Chave do Tamanho   Monteiro Lobato
3-  Reinações de Narizinho Monteiro Lobato
4- Aprendiz de Inventor João Carrascoza
5- O Menino no Espelho  Fernando Sabino
6- O Príncipe e o Mendigo Mark Twain
7- Cazuza Viriato Correa
8- O Mistério do 5 Estrelas Marcos Rey
9-O Pequeno Lorde Frances Hodgson Burnett
10-Coleção Para Gostar de Ler O Santinho  Luiz Fernando Veríssimo



Literatura, muito prazer

A escola é um ambiente privilegiado para garantir muito contato com os livros. Conheça, passo a passo, os caminhos para ir além dos resumos e questionários de leitura e incentivar na garotada o gosto pelas obras literárias - mesmo que você não tenha familiaridade com esse tipo de texto.

      Muito se fala do poder da literatura - e de como a escola é um lugar privilegiado para estimular o gosto pela leitura. Infelizmente, porém, as salas de aula brasileiras estão longe de ser "celeiros de leitores". Salvo exceções, o contato dos estudantes com os livros costuma seguir um roteiro no mínimo enfadonho: alguns títulos (quase sempre "clássicos") são indicados (leia-se empurrados goela abaixo) e viram conteúdo avaliado (perguntas de interpretação de texto com uma única resposta correta). E só. A experiência que deveria ser desafiadora vira uma tarefa burocrática e sem graça. Os jovens se formam sem entender os benefícios da leitura e acabam não lendo mais nada. Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e o Instituto Pró-Livro mostra que 45% da população não lê nenhum exemplar por ano (desses, 53% dizem simplesmente "não ter interesse" e outros 42% admitem "ter dificuldade").
       Mas, obviamente, é possível mudar esse quadro. Esta reportagem especial se propõe a ajudar você com dicas de especialistas e novidades do campo da didática. Para começar, é preciso compreender que, antes de analisar e refletir sobre os aspectos formais da literatura (história, linguagem etc.), os estudantes têm de gostar de ler. E isso só se faz de uma maneira: lendo, lendo, lendo. Porém ninguém nasce sabendo. Cabe à escola dar acesso às obras e ensinar os chamados comportamentos leitores: "entrar" na aventura com os personagens, comentar sobre o enredo, buscar textos semelhantes, conhecer mais sobre o autor, trocar indicações literárias. Tudo pelo prazer que a literatura proporciona, de nos levar a outros lugares e épocas. Um percurso que idealmente começa na infância - mas também pode ser iniciado mais tarde (nunca é tarde para abrir o primeiro livro).  "Quando existe um espaço para discutir as leituras, com a possibilidade de inúmeras interpretações, começamos a desenvolver a curiosidade e o desejo de ir além", explica Mónica Rubalcaba, professora de Letras da Universidad Nacional de La Plata, na Argentina. Com isso, os alunos vão passar a ver a leitura não como uma tarefa escolar, mas como um hábito cotidiano. 

Disponível:http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/literatura-muito-prazer-584195.shtmlAcesso:26.02.16

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016




Viajar pela leitura

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça 
na imaginação!
Clarice Pacheco

http://educaja.com.br/2008/08/incentivando-a-leitura.html




A leitura e a compreensão da realidade

Cordel


Lhes convido para uma viagem
Ao infinito
Que só os livros podem nos proporcionar
O passeio mais significativo
Que eu pude experimentar
Para a leitura não existe definição
Apesar de muitos estudiosos esse feito
Tentarem realizar
É só colocar em ação
A sua capacidade de o mundo analisar
Ler não é apenas
Decifrar o que está escrito
É antes de tudo
Entender o mundo vivido
Sim, porque o significado de leitura vai além
Consiste em analisar, questionar
E entender a sua realidade
Confie nos livros
Se dê essa oportunidade
Busque na leitura,
Uma saída da clausura
Porque o indivíduo que não lê
Não abre as suas mentes
para os problemas na sociedade
existentes
Cheia de emoção
Muitos ensinamentos
Para meu aprendizado
Pude ter
Lições que o tempo não apaga
E que só a leitura pode trazer
Descobri que é possível
Praticar muitas aventuras
Sem sair do lugar
É só realizar muitas leituras
E deixar a imaginação falar
De tudo, podemos conhecer
Culinária, esporte e lazer
Realize muitas leituras
E deixe a criatividade fluir
E verá sua mente para o mundo
se abrir
O leitor é um prisioneiro
Prisioneiro do saber
Se deixa levar
Por aquilo que não vê
Pois tem a certeza
De que a certeza não há
O erro pode estar diante de si
Para a sua realidade mudar.
Marlene de Sá ReisIrecê, BA

Disponível:http://www.mundojovem.com.br/poesias-poemas/a-leitura-e-a-compreensao-da-realidade.Acesso 25.02.16.