Como
trabalhar as definições de literatura em sala de aula
Depois de entrar em contato com várias
abordagens do que é literatura, a turma tem de saber o que difere um texto
desse tipo de outras produções.
Uma situação paradoxal paira sob as
turmas dos anos finais do Ensino Fundamental: a literatura não tem merecido a
devida atenção nas aulas de Língua Portuguesa, embora estudar as questões
literárias seja um dos objetivos da disciplina. Às vezes, a garotada até é
convidada a ler algumas produções do tipo ou os professores as apresentam em
aulas expositivas. Mas é raro encontrar estudantes debruçados sobre textos
literários, aprendendo a ler e analisá-los. Com esse quadro, não é de estranhar
que, ao perguntar "o que é literatura?", os jovens tenham dificuldade
em responder ou usem definições simplistas, como "são textos de
ficção".
Não
faz sentido, portanto, o docente dizer que trabalhou com literatura em sala se
não desenvolveu um trabalho para investigar qual a natureza e a função dela.
"É primordial que os estudantes tenham clareza do que faz um texto ser
literário e quais características garantem a identificação dele. E isso só é
possível se todos tiverem familiaridade com esse tipo de leitura", diz
João Luís Tápias Ceccantini, professor de Literatura da Universidade Estadual
Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus de Assis. Por ter percebido
essa sutileza do conteúdo e trabalhado com ela de modo coerente, Maria Tereza
Gomes, professora de Língua Portuguesa do Centro Educacional Frei Seráfico, em
São João del Rei, a 180 quilômetros de Belo Horizonte, fez jus ao Prêmio Victor
Civita - Educador Nota 10 de 2009. Focada no estudo da linguagem literária e da
compreensão do que é literatura, ela organizou aulas para discutir com alunos
de 8º e 9º anos várias questões com base na leitura e análise do jornal O Domingo, uma publicação especializada em literatura
e crítica literária que circulou na cidade em 1885 e 1886. Ela também estimulou
a percepção das diferenças que existem em textos literários e não literários
usando o veículo (leia mais na
segunda página). "Manejar um jornal especializado em
literatura é algo refinado, diferente do que é proposto tradicionalmente, como
estudar as definições de literatura que aparecem nos livros didáticos",
diz Claudio Bazzoni, assessor da prefeitura de São Paulo e selecionador do
prêmio. No entanto, definir o que é
literatura não é fácil. São várias as abordagens possíveis e nenhuma é
abrangente o suficiente - nem se basta isolada de outras. Até por isso, esse
conteúdo deve ser encarado como algo estimulante e desafiador tanto para o
docente como para os alunos. Literário é um conceito que depende de muitos
fatores. Por isso, a prioridade tem de ser dada ao desenvolvimento do estudo, ajudando
os estudantes a se aprofundarem em várias definições e desconstruí-las a fim de
que construam outras e compreendam por que esse tipo de texto é tão especial.
Evidentemente, não é possível ensinar tudo isso apenas falando. Apropriar-se do
material literário propriamente dito é fundamental.
Disponível:http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/como-trabalhar-definicoes-literatura-sala-aula-conceito-567817.shtml?page=1 Acesso:03.03.15
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