Rubem
Alves: Proponho Que Sejamos Professores De Espantos
Eu estou pensando há muito
tempo em propor o novo tipo de professor. É um professor que não ensina nada,
não é professor de matemática, de história, de geografia. É um professor de
espantos. O objetivo da educação não ensinar coisas porque as coisas já estão
na Internet, estão por todos os lugares, estão nos livros. É ensinar a pensar.
Criar na criança essa curiosidade. Para mim esse é o objetivo da educação:
criar a alegria de pensar. Eu já tive uma experiência muito interessante com
uma menininha de sete anos. Eu tava com a cabeça quente e eu resolvi então,
para descansar a cabeça, fazer uma prateleira. Peguei minha serra circular,
minha chave de fenda, as ferramentas, levei lá pra cima e comecei a me
preparar. Nessa hora chega a minha empregada com a filha dela. A empregada
disse bom dia. Eu cumprimentei, e foi embora. A menina não foi embora.
Ela ficou parada lá, ela tava intrigada com os objetos que estavam lá, ela
queria saber o que era aquilo. O que é que esse homem vai fazer com isso, ficou
parada lá. Aí eu peguei a trena, abri a trena e ela:
-“O que é isso?”
– “isso é uma trena”
– “Pra que serve a trena”?
– “Serve para medir”.
– “Como é que a trena mede”?
– “Vem cá que eu te mostro”.
Aí, mostrei a trena, os centímetros.
-“Presta atenção, que de dez em dez risquinhos, tem
um risquinho vermelho”.
Veja o que eu fiz: ensinei o sistema decimal pra ela. Ela percebeu que as
coisas vêm em pacotinhos de dez. Essa é a situação certa pro ensino, quando o
professor fala provoca a curiosidade da criança, e a criança interage, a
criança pergunta. Como é que eu incentivo a leitura? Não mandando ninguém ler
porque a relação com a leitura é uma relação amorosa. Eu vou lá não é porque o
professor mandou. Quando o professor manda, já estragou. Então você tem que
criar o gosto, o gosto pela leitura. E como você cria o gosto pela leitura? Não
mandando ler, mas lendo.
Uma hora muito boa para leitura é quando as crianças e os adolescentes vão para
a cama. Então a mãe se senta ao lado e vai ler um livro. A missão do professor
não dar as respostas prontas. As respostas estão nos livros, estão na Internet.
A missão do professor é provocar a inteligência, é provocar o espanto, é
provocar a curiosidade.
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