sexta-feira, 4 de março de 2016

             

O Assassinato de Roger Ackroyd- Agatha Christie

O Assassinato De Roger Ackroyd

A história começa com o Dr. Sheppard retornando da residência da viúva Ferrars. Sua irmã, Caroline, como sempre estava o aguardando. Para Caroline a morte do detestável marido da senhora Ferrars não fora gastrite e sim assassinato e claro, para ela a viúva tinha se suicidado por culpa. O Dr. Sheppard já acostumado com a rede de fofocas que Caroline mantém não admira que ela já saiba de todos os detalhes verdadeiros e inventados do caso. Depois de anos vivendo com a irmã já aprendeu a dar o mínimo de informações possíveis sobre seus pacientes. Na pequena King's Abbot todos sabem de tudo. Desde o caso da viúva com o bem sucedido industrial Roger Ackroyd, passando pela enteado problemático e que vive pedindo dinheiro ao padrasto até o misterioso homem que agora é seu vizinho. Caroline está intrigada por não ter descoberto nada sobre o estrangeiro de bigode. Ela acha que ele é um cabeleireiro francês aposentado, o Dr. acha que é bobagem. As dúvidas da cidade vão embora quando na noite seguinte ao suicídio da viúva Roger Ackroyd é assassinado em seu escritório. Dr. Sheppard passara lá minutos antes e encontrara um Ackroyd agitado, com uma carta da Sra. Ferrars em mãos, onde contava que estava sendo chantageada. Todos que estavam na casa são logo considerados suspeitos, do mordomo Parker a cunhada Sra. Cecil Ackroyd. A polícia acredita que foi o enteado desaparecido de Ackroyd, Ralph Paton, mas Flora, sobrinha do falecido não consegue acreditar nisso e para ajudar decide chamar o misterioso vizinho dos Sheppard. Para a surpresa do Dr. Sheppard, ele é Hercule Poirot, famoso detetive que auxiliou a Scotland Yard em diversos casos. Ao lado de Poirot o doutor acompanhará o desenvolver surpreendente do enrolado caso e a revelação de quem matou Roger Ackroyd.
É a partir dessa premissa que Agatha Christie desenvolveu o que é considerado por muitos o romance policial perfeito, com o crime e a resolução perfeita. A narrativa desde o primeiro momento envolvente, com seu tom amigável de quem conta um caso a um amigo, o doutor leva o leitor através dos acontecimentos de seu dia e por causa de seu tom íntimo e amigável acabamos envolvidos de modo único no assassinato. A ambientação é a melhor versão da realidade como Christie sempre mostrou que faz bem. A pequena King's Abbot é um retrato fiel de pequenas vilas inglesas, e com seus personagens tornam a trama ainda mais instigante.
Ao lado do doutor e de Poirot montamos o caso peça por peça, absorvemos com curiosidade cada ínfimo detalhe que o detetive indica ou revela assim como ficamos intrigados e inventamos mil possibilidades para os passos que ele dá fora do campo da narração do doutor Sheppard. Christie foi perspicaz ao dividir a jornada da dupla e já ali indicava o rumo da história, poucos são aqueles que notaram, poucos mesmo e digo isso sendo uma daquelas que lê, lê e lê livros policiais, mas não foi capaz de pescar absolutamente nada da resolução do caso até a derradeira revelação de Poirot. Dama Agatha, como pode enganar o leitor de forma tão descarada? Estava ali, debaixo do nariz, bem a cara e para todo mundo ver, mas complicado do jeito que o leitor é, ele adoro uma teoria complicada...
Leitura rápida, instigante e com uma trama extremamente inteligente. Pontuada por ótimos personagens, voltas habilidosas e bem construídas, Agatha Christie apresentou um de seus melhores casos, com camadas mais densas do que pode julgar o leitor desapercebido e entrelinhas perspicazes. 

Resenha: 

Assassinato de ROGER ACKROYD, AGATHA CHRISTIE
Disponível:https://www.youtube.com/watch?v=VXuVTiOnbCYAcesso:04.03.16
Livro: http://pdf.leya.com/2011/Nov/o_assassinato_de_roger_ackroyd_hjav.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário